título da imagem

título da imagem

TUTTI

ENSEMBLE - MÚSICA CÂMARA

Autor: Sandra Bastos

08 mar 2018


Portuguese Brass apresentam primeiro CD

“Pictures from Russia” é o primeiro disco dos Portuguese Brass, o decateto de metais fundado há oito anos, em Braga. Portuguese Brass. Formado por António Silva, Carlos Leite, Carlos Martinho e Ruben Castro (trompetes), Hélder Vales e Nelson Braga (trompas), Ricardo Pereira, Zeferino Pinto e Joaquim Oliveira (trombones) e Romeu Silva (tuba), o grupo mostra-se seduzidos pela excelência artística, destacando-se pela sonoridade ímpar, versatilidade e repertório variado. No mesmo ano (2017) em que apresentam o primeiro disco, juntaram-se a Mário Laginha, num tributo a George Gershwin.

 

A escolha do repertório a gravar é sempre uma dificuldade para qualquer músico. Para os Portuguese Brass foi “uma tarefa, desafiante e empolgante, pela genialidade das obras que compõe este disco”. A seleção incluiu Abertura Festiva de D. Schostakovitch; Infernal Dance, Lullaby e Final de O Pássaro de Fogo de I. Stravinky; Dance of Knights de Romeu e Julieta de S. Prokofiev e Quadros de Uma Exposição de M. Mussorgsky.

Assim, ao ouvirmos o CD podemos sentir “uma demonstração de versatilidade e virtuosidade do decateto”, que conseguiu “dar uma roupagem diferente a estas obras orquestrais”.

 

Elogios à interpretação e execução musical

O disco foi gravado na ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo) e na Casa da Música, com todos os custos a serem suportados pelos elementos dos Portuguese Brass. “O processo de gravação foi longo, de muito empenho por parte de todos os envolvidos, mas também muito enriquecedor e gratificante”, explicam.

Os elogios não demoraram a chegar, “não só pela interpretação e execução a nível musical, mas também pela imagem do próprio CD”.

Entusiasmados, preparam já o próximo disco: “Há várias ideias para a realização do próximo CD, mas algumas delas não dependem exclusivamente dos Portuguese Brass, pelo que será necessário aguardar mais algum tempo para que algumas destas ideias se possam efetivamente confirmar e concretizar”.

 

Tributo a Gershwin com Mário Laginha

O último ano foi também marcado pelo tributo a George Gershwin, numa parceria com o pianista Mário Laginha: “É uma característica desta formação abranger várias épocas e diferentes estilos musicais e o trabalho realizado com o Mário Laginha foi uma oportunidade para o decateto realizar um programa completamente diferente de tudo o que se tinha feito até então”.

Logo no primeiro ensaio, a ambas as partes ficaram impressionadas com o resultado e o sucesso previsto superou todas as expectativas: “no primeiro concerto no Festival de Música de Viseu que contou com a direção do maestro Fernando Marinho, e que foi transmitido em direto para a Antena 2, a reação do público foi fantástica e, sem dúvida, um dos momentos altos destes oito anos de Portuguese Brass”.

 

1º Festival Internacional de Trombones de Braga

Paralelamente ao trabalho artístico, consideram também relevante a vertente educativa e pedagógica, como a realização de masterclasses e a organização de eventos enriquecedores a nível cultural e educativo.

Neste sentido, estão a preparar o 1º Festival Internacional de Trombones de Braga, que se realizará nos dias 11, 12 e 13 de julho de 2018, com um programa de “carácter pedagógico, cultural e recreativo”, que tem como foco “o desenvolvimento musical e humano de jovens trombonistas”. O programa do festival irá contar com a colaboração de convidados nacionais e internacionais e terá como objetivo “promover a partilha de conhecimentos em diversas atividades, nomeadamente exposições, workshops, masterclasses, música de câmara, concertos na comunidade e atividades em grupo”. Acreditam, assim, que “é através da multiplicidade de atividades que são criadas oportunidades para o desenvolvimento do potencial máximo de cada jovem”. 

 

“uma referência artística e humana para todos nós e, por isso, estará para sempre bem presente enquanto estivermos juntos”

No mesmo ano (2017) em que foram brindados com o apogeu dos seus projetos, os Portuguese Brass sofreram uma perda irreparável com a morte do trompetista Hélder Fernandes, um dos fundadores do grupo: “O Hélder foi uma referência artística e humana para todos nós e, por isso, estará para sempre bem presente enquanto estivermos juntos. O melhor que podemos fazer em sua memória é dar continuidade a este projeto que tanto o entusiasmou e continuar a viver esse entusiasmo por ele”.

 

 

 

Portuguese Brass

A excelência artística é a ambição que os motiva! A sonoridade ímpar, a sua particularidade. Os Portuguese Brass nasceram do entusiasmo de dez músicos nacionais que se reuniram pela primeira vez em 2010, na cidade de Braga.

O decateto de metais apresenta um âmago eclético. Mediante um repertório variado, que inclui obras originais para a formação, arranjos de música clássica, jazz, popular, entre outros, os Portuguese Brass procuram tocar públicos diversos demonstrando o que de melhor se faz em Portugal.

O ensemble é constituído por músicos exigentes que perseguem um constante aperfeiçoamento e que pretendem dar mostras da versatilidade dos instrumentos de metal. Desde a sua fundação, os Portuguese Brass entusiasmam quem os ouve, criando uma atmosfera de harmonias perfeitas e sonoridades magníficas.

Os Portuguese Brass têm tido uma atividade bastante intensa no panorama cultural português, marcando presença em vários eventos de relevo. De entre os muitos espectáculos já realizados em várias localidades, Braga, Viana do castelo, Esposende, Santa Maria da Feira, Vila Real, Porto, Cantanhede, etc…, destacam-se as atuações nas Semanas Santas de Braga (2011, 2013 e 2014), nas comemorações dos 40 anos do Edifício do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, comemorações dos 100 anos do conservatório de Música do Porto e os Concertos integrados na programação cultural da Rota do Românico do Vale do Sousa durante todo o ano de 2014.

É de realçar o facto de, quer na Semana Santa de Braga de 2014, quer na Rota do Românico, terem sido executadas obras em estreia mundial com assinalável sucesso que foram compostas especialmente para estes eventos pelo compositor residente do decateto e interpretadas pelos Portuguese Brass e o Coro dos Pequenos Cantores de Esposende.

Os Portuguese Brass apresentaram-se em concertos com vários coros: Pequenos Cantores de Esposende; 1º ciclo do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian; Coro de pais do conservatório de Música do Porto e Ensemble vocal de Freamunde.

No ano de 2017 os Portuguese Brass prestaram um tributo a George Gershwin (1898-1937), assinalando os 80 anos da morte do compositor num concerto (em direto para a antena 2) inserido no X festival internacional de música da primavera de Viseu e outro promovido pela Camara Municipal de Braga, onde foi interpretada a Rhapsody in Blue, tendo como solista o pianista Mário Laginha. Paralelamente a toda a atividade concertista, os Portuguese Brass gravaram o seu primeiro Cd “PICTURES FROM RUSSIA”.

Trabalham regularmente com os Maestros Fernando Marinho e José Eduardo Gomes.

Sendo parte integrante da sua missão, que os Portuguese Brass também consideram ser muito importante - a vertente educativa e pedagógica, o decateto realizou uma Masterclass no Conservatório de Música de Vila Real, Santa Maria da Feira, Conservatório de Música do Porto, Academia de Música de Cantanhede.

Trompetes: António Silva; Carlos Leite; Carlos Martinho; Ruben Castro

Trompas: Hélder Vales; Nelson Braga

Trombones: Ricardo Pereira; Zeferino Pinto; Joaquim Oliveira

Tuba: Romeu Silva

 

 

Pictures from Russia
  • Pictures from Russia
  • Portuguese Brass
  • Portuguese Brass
  • Portuguese Brass
  • Pictures from Russia
  • Portuguese Brass
  • Portuguese Brass
  • Portuguese Brass
  • Portuguese Brass
  • Portuguese Brass
  • Portuguese Brass
  • Portuguese Brass
  • Portuguese Brass
  • Portuguese Brass
  • Portuguese Brass
Seguinte Voltar
Publicidade
título da imagem
título da imagem
título da imagem
título da imagem
título da imagem
Edições Convite à Música
título da imagem
título da imagem
título da imagem
Con Música
Frederico Fernandes
título da imagem
título da imagem
título da imagem
título da imagem
Companhia dos Vinhos do Douro
título da imagem
ava
Mário Jorge Silva