PJM 2018

título da imagem

FESTIVAIS

FESTIVAL GUITARRA AMARANTE

Autor: Da Capo

19 jun 2018

Última atualização: 10 jul 2018


IV Festival de Guitarra de Amarante estreia obras de jovens compositores portugueses

A cidade de Amarante acolhe de 30 de junho a 8 de julho de 2018 o IV Festival/Concurso Internacional de Guitarra. Evento organizado pelo CCA – Centro Cultural Maria Amélia Laranjeira - que conta com o apoio da Câmara Municipal. 

A grande novidade deste ano é o facto de jovens compositores portugueses poderem estrear obras, vendo-as incluídas no repertório que o guitarrista Pedro Rodrigues vai tocar em Concerto, no IV Festival de Guitarra de Amarante.

“Após o comprovado êxito das primeiras três sessões do Festival / Concurso Internacional de Guitarra de Amarante a IV edição ambiciona prosseguir a senda do sucesso alcançado veiculando, afirmando e reforçando o valor da guitarra clássica não só na comunidade amarantina como também na comunidade guitarrística portuguesa”, sublinha o presidente do CCA, Francisco Laranjeira.

O Município de Amarante apoia o evento desde a primeira edição o que atesta o “alcance e o prestígio de um Festival que é já uma referência além-fronteiras, na medida em que tem a capacidade de atrair artistas de renome mundial, ao mesmo tempo que promove a competitividade entre os concorrentes oriundos de vários destinos”, menciona José Luís Gaspar, Presidente da Câmara.

Ao todo serão cinco os artistas a pisar o palco mas as atenções estão viradas para Marco Tamayo e Gabriel Bianco. Tamayo, guitarrista cubano, com naturalidade austríaca, aclamado como “Rei da Guitarra” pelo jornal italiano L'Stampa em 1999. Vencedor de importantes concursos internacionais, Tamayo tocou com renomadas Orquestras e Maestros, por todo o mundo e é, atualmente, figura proeminente na guitarra clássica.

Sobe ao palco a 1 de julho. Gabriel Bianco, reconhecido como um dos melhores guitarristas clássicos da atualidade ganhou o primeiro prémio em alguns dos mais prestigiados concursos internacionais, dos quais se destacam, o Concurso Internacional de Guitarra GFA (São Francisco, EUA, 2008) e o Concurso Internacional de Guitarra, “Hubert Kappel”, de Koblenz (Alemanha, 2007). Está em Amarante para o concerto de encerramento.

Três espetáculos (Marco Tamayo, Pedro Rodrigues e Gabriel Bianco) têm entradas pagas, no valor de 7,5 euros, sendo os restantes de entrada livre. Com início às 22h00.

A 1 de julho arranca o concurso das categorias A,B,C e D e tem lugar a respetiva entrega de prémios. Dias 2, 3 e 4 há masterclasses com Marco Tamayo, Pedro Rodrigues e Gabriel Bianco.

3 e 4 de julho são dias de estágio e de concerto com a orquestra de guitarras dos alunos do CCA e do CMVL - Conservatório de Música do Vale do Sousa, com a direção do conceituado Maestro Augusto Pacheco.

De 30 de junho a 8 de julho, há assim concertos, masterclasses, estágio para alunos e ainda uma conferência com Ramalho de Almeida, subordinada ao tema “1918 – Amarante e o Mundo”.

De Amarante para o mundo, o IV Festival/Concurso de Guitarra de Amarante volta a abrir-se à comunidade. Desta vez, com o concerto do laureado Joaquim Simões, na Igreja do Carmo, na cidade do Porto. É o primeiro português a vencer o Festival Internacional de Guitarra Clássica "Andrés Segovia" e venceu o III Festival Internacional de Guitarra de Amarante. Atua a 6 de julho, a partir das 21h30. A entrada é livre.

IV Festival de Guitarra de Amarante
  • IV Festival de Guitarra de Amarante
Anterior | Seguinte Voltar
Publicidade
título da imagem
título da imagem
título da imagem
título da imagem
título da imagem
título da imagem
Edições Convite à Música
título da imagem
título da imagem
Con Música
Frederico Fernandes
título da imagem
título da imagem
título da imagem
título da imagem
Companhia dos Vinhos do Douro
título da imagem
ava
Mário Jorge Silva