PJM 2018

título da imagem

ACADEMIA

INVESTIGAÇÃO

Autor: Da Capo

04 set 2018


Euterpe revelada - projeto de investigação na Universidade de Aveiro

Está a decorrer na Universidade de Aveiro, sob a coordenação da Professora Doutora Helena Marinho, um projeto de investigação intitulado “Euterpe unveiled: Women in Portuguese musical creation and interpretation during the 20th and 21st centuries” (“Euterpe revelada: as mulheres na criação e interpretação musical portuguesas nos séculos XX e XXI”), que tem como objetivo "contribuir para um melhor conhecimento e maior visibilidade do contributo de mulheres compositoras e intérpretes ligadas à música erudita portuguesa dos séculos XX e XXI", como se pode ler no site do projeto.
Este é um projeto internacional que envolve 24 investigadores e terá o seu término no próximo ano, 2019. 

 

Segundo Helena Marinho, "no que diz respeito à música erudita, a participação das mulheres na criação musical, pelo menos até à década de 1970, foi difícil e limitada por convenções sociais” (Press release). No entanto, segundo investigações já realizadas por André Vaz Pereira, até 1934 encontravam registadas no Sindicato dos Músicos mais de duas centenas de mulheres.
 

Tal como se pode ver no site do projeto, as linhas de investigação são as seguintes:

-Estudo da interacção entre os contextos domésticos e profissionais ligados ao fazer musical, focando padrões de criação e interpretação marcados pelo género durante o período inicial da República e o período do Estado novo.

-Estudo de compositoras paradigmáticas (1910-2000), com enfoque particular na recolha, sistematização, e notação das suas obras e documentação (correspondência, textos, gravações, materiais de imprensa), e nos discursos críticos contemporâneos associados à sua actividade, e a ligação destes discursos a ideologias de género.

-Estudo de desenvolvimentos recentes em composição/performance, focando paradigmas colaborativos e dialógicos de criação, e a sua relação com storytelling no feminino e com construções de género.

 

Quanto aos resultados, eles serão divulgados através de artigos e de duas monografias; comunicações; criação do website do projecto; publicação de edições críticas de partituras musicais e de dois CDs de obras seleccionadas, complementada pela organização de concertos; organização de um congresso internacional sobre música no feminino com publicação de actas.

 

Mais informações aqui

Elvira
  • Elvira
Seguinte Voltar
Publicidade
título da imagem
título da imagem
título da imagem
título da imagem
título da imagem
Edições Convite à Música
título da imagem
título da imagem
Con Música
Frederico Fernandes
título da imagem
título da imagem
título da imagem
título da imagem
Companhia dos Vinhos do Douro
título da imagem
ava
Mário Jorge Silva