PJM 2018

título da imagem

A SOLO

SOLISTAS

Autor: Margarida Cardoso

04 nov 2018


Pianista Bernardo Santos ruma a Banguecoque e Dubai

Depois de ter iniciado a sua tour no Brasil, Bernardo Santos segue agora para Banguecoque e para o Dubai. No dia 10 de Novembro irá dar um recital no âmbito do Bangkok International Piano Festival, no Siam Ratchada Auditorium. No dia 13 de Novembro, tocará na Assumption University, também em Banguecoque, estando também prevista uma palestra nesta instituição. Estes concertos contarão com o apoio da Embaixada de Portugal em Banguecoque. Por fim, no dia 16 de Novembro, Bernardo tocará no House of Pianos Auditorium, no Dubai.

Para mais informações, consulte o website do pianista: https://www.bsantos-piano.com/

Biografia:

Bernardo Santos encontra-se atualmente a frequentar a pós-graduação “PG Advanced Diploma” na classe da professora Deniz Arman Gelenbe, no Trinity Laban Conservatoire of Music and Dance, sendo bolseiro desta universidade (Trinity College London Scholar), da Fundação GDA e da Fundação Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso Pinheiro.

 

Formado pela Universidade de Aveiro e pelo Conservatori del Liceu em Barcelona, Bernardo Santos estudou sob a orientação de Álvaro Teixeira Lopes e Josep Colom, tendo iniciado os seus estudos de piano na classe de Klara Dolynay, com 10 anos. Na vertente de música de câmara, teve a oportunidade de trabalhar três anos com o pianista compositor António Chagas Rosa. No seu percurso pela Universidade de Aveiro, foi galardoado com o Prémio Município de Aveiro, atribuído ao melhor aluno do curso de música da Universidade de Aveiro a terminar esta licenciatura. Além disso, terminou também a componente de piano relativa ao seu Mestrado com classificação máxima (20 valores). A nível de investigação, Bernardo Santos tem realizado estudos sobre a obra de Frederico de Freitas, sendo responsável pela edição crítica e publicação do Tema e Variações deste compositor.


Desde o início dos seus estudos que participa regularmente em concursos nacionais e internacionais, destacando-se a sua premiação no Concurso Internacional do Conservatório Russo Alexander Scriabin (Paris) em 2013 e o prémio Outstanding Soloist do concurso e festival Mastering the Concerto, na Bulgária, em 2017. Recentemente, foi responsável por ministrar masterclasses em diversas escolas e universidades no Brasil.


Bernardo Santos teve a oportunidade de se apresentar em concerto com a Vidin State Philarmonic Orchestra, Orquestra de Cordas da Universidade de Aveiro, Orquestra Clássica do Centro, Orquestra Filarmonia das Beiras e Orquestra Jovem Vale Música de Belém, tendo tocado sob direção dos maestros António Vassalo Lourenço, Artur Pinho Maria, Bruno Martins, Charles Gambetta, David Wyn Lloyd, Kira Omelchenko e Miguel Campos Neto. Apresentou-se em recitais por todo Portugal e em diversos países, tais como Alemanha, Brasil, Bulgária, Inglaterra, Irlanda e Suíça, destacando-se os recitais no Teatro Rivoli, Palácio Foz, Museu Nacional da Música, Casa Museu Pancho Vladigerov (Sófia), National Concert Hall (John Field Room), no Royal Albert Hall (Elgar Room) e na Tonhalle Düsseldorf. Recentemente, apresentou um recital em direto para a rádio Antena2, no Auditório do Liceu Camões. Foi um dos artistas convidados para os II e IV Festival Internacional de Jovens Pianistas, em Amarante e foi o Artista Residente 2017 da Fundação Dionísio Pinheiro, em Águeda. A nível de música de câmara, tem-se apresentado em concerto com vários artistas André Lacerda, André Piolanti, David Wyn Lloyd, Diego Caetano, Nuno Faria, Svetlana Rudenko e Tiago Melo. Participou também no projeto "Curtas" do guitarrista e compositor Israel Costa Pereira, culminando na gravação de um CD.

 

 

Bernardo Santos
  • Bernardo Santos
Seguinte Voltar
Publicidade
título da imagem
título da imagem
título da imagem
título da imagem
título da imagem
Edições Convite à Música
título da imagem
título da imagem
Con Música
Frederico Fernandes
título da imagem
título da imagem
título da imagem
título da imagem
Companhia dos Vinhos do Douro
título da imagem
ava
Mário Jorge Silva