PJM 2018

título da imagem

Sugestões

20 ENCOMENDAS PRÉMIO JOVENS MÚSICOS

Autor: Luís Tinoco, Director Artístico do Prémio Jovens Músicos

01 set 2014

Última atualização: 25 nov 2018


A coincidir com a 21ª edição do Prémio Jovens Músicos, em 2007, a RTPAntena2 criou um projecto de encomenda de peças de concurso, escritas por jovens compositores portugueses e com o objectivo de serem integradas no repertório dos diferentes instrumentos de cada edição do PJM.

Neste contexto, todas as peças encomendadas foram tocadas por dezenas de jovens músicos, radiodifundidas pela Antena 2 e, por diversas vezes, interpretadas e gravadas em contextos que ultrapassaram o âmbito do PJM, um pouco por todo o país.

Enquanto peças de concurso, estas novas obras cumpriram plenamente o seu objectivo. Por um lado, estimulando os novos intérpretes a descobrir e a dominar (também) a música que lhes é contemporânea e, por outro, aumentando o leque de repertório com diferentes níveis de dificuldade, escrito a pensar em intérpretes em início de carreira.

Dado o âmbito académico de este projecto, os compositores representados neste volume discutiram os seus manuscritos com intérpretes e professores de instrumento. Assim, os “Solos” agora compilados foram revistos e aprovados por docentes e intérpretes de renome no panorama musical português.

Com a continuidade destas encomendas durante três edições do PJM, a RTP-Antena2 tornou possível a criação de vinte peças de concurso escritas por alguns dos mais promissores compositores portugueses da nova geração. E graças a um raro espírito de iniciativa de José Lourenço e Nuno Fernandes das Edições AVA, é agora possível fixar e divulgar este novíssimo repertório.

Na expectativa de que este projecto continue a dar frutos por muitos mais anos, deixo aqui o meu sincero agradecimento a Rui Pêgo, a João Almeida e às Edições AVA – pela forma inequívoca como apoiaram este repertório e a sua edição; a todos os professores e intérpretes que contribuíram com os seus preciosos conselhos e sugestões; e, naturalmente, aos vinte compositores que tanto enriqueceram o PJM com o seu profissionalismo e talento.

 

Luís Tinoco

Director Artístico do Prémio Jovens Músicos

Luís Tinoco, Director Artístico do Prémio Jovens Músicos


Todas as peças encomendadas foram tocadas por dezenas de jovens músicos, radiodifundidas pela Antena 2 e, por diversas vezes, interpretadas e gravadas em contextos que ultrapassaram o âmbito do PJM, um pouco por todo o país. Enquanto peças de concurso, estas novas obras cumpriram plenamente o seu objectivo. Por um lado, estimulando os novos intérpretes a descobrir e a dominar (também) a música que lhes é contemporânea e, por outro, aumentando o leque de repertório com diferentes níveis de dificuldade, escrito a pensar em intérpretes em início de carreira. A RTP-Antena2 tornou possível a criação de vinte peças de concurso escritas por alguns dos mais promissores compositores portugueses da nova geração.
20 ENCOMENDAS PRÉMIO JOVENS MÚSICOS
  • 20 ENCOMENDAS PRÉMIO JOVENS MÚSICOS
  • 20 ENCOMENDAS PRÉMIO JOVENS MÚSICOS
Anterior | Seguinte Voltar
Publicidade
título da imagem
título da imagem
título da imagem
título da imagem
título da imagem
título da imagem
Edições Convite à Música
título da imagem
título da imagem
Con Música
Frederico Fernandes
título da imagem
título da imagem
título da imagem
título da imagem
Companhia dos Vinhos do Douro
título da imagem
ava
Mário Jorge Silva