PJM 2018

título da imagem

Sugestões

ALBOQUE

Autor: Luís Carvalho, Compositor

24 abr 2013

Última atualização: 25 nov 2018


"Alboque (2011), para clarinete solo, insere-se num ciclo de obras a solo para diversos instrumentos, que iniciei com Hornpipe (1997/rev.1999) para trompa solo, e que inclui ainda Chirimia para oboé solo (2002/rev.2012), estando em projeto outras novas obras a acrescentar no futuro próximo, nomeadamente para marimba, saxofone e fagote.

A principal característica deste ciclo é o elevado grau de virtuosismo exigido ao executante, quer pelo uso de técnicas especiais de entre as mais modernas para cada instrumento (como registos extremos, quartos-de-tom, flatterzunge, multifónicos, etc…), quer pela endurance necessária à sua execução. Mas tudo isto é aliado a uma escrita deliberadamente fantasiosa e, pelo menos aparentemente, muito livre, quase improvisativa, apesar da notação ser extremamente rigorosa. Assim, um dos intuitos destas obras é igualmente de apelar à imaginação do intérprete.

Sendo um verdadeiro work in progress, que pretendo desenvolver ao longo da minha carreira composicional, este ciclo traz imediatamente à ideia um seu famosíssimo antecessor, asSequenzas de Luciano Berio, de que não renego a influência, principalmente pelo aspecto mais “lírico” da sua escrita. Na verdade também eu, nestes meus “solos”, tentei, entrementes todo o virtuosismo, incutir um certo lirismo à escrita, que porventura advém da minha naturalidade mediterrânica, e da luminosidade que é tão típica aos países do sul da Europa.

Especificamente, o termo alboque (ou alboka) designa um tipo de gaita pastoril de palheta simples, tradicional do País Basco, e que terá sido introduzida na Península Ibérica aquando das invasões árabes. É precisamente essa característica de usar uma palheta simples que torna aquele instrumento rústico, usado pelos pastores, uma espécie de antecessor do clarinete, apesar de não se conhecer nenhuma outra ligação, direta ou indireta, entre os dois.

Alboque é dedicado ao Victor Pereira, amigo de longa data e colega de muitas aventuras musicais, para além de um músico de superior talento, e que é igualmente o conceituadíssimo solista do REMIX-ensemble da Casa da Música (Porto)"

Luís Carvalho

http://www.luiscarvalho.com/

Comprar Partitura

Ver vídeo da estreia

Luís Carvalho, Compositor


A principal característica deste ciclo é o elevado grau de virtuosismo exigido ao executante, quer pelo uso de técnicas especiais de entre as mais modernas para cada instrumento (como registos extremos, quartos-de-tom, flatterzunge, multifónicos, etc…), quer pela endurance necessária à sua execução. 
título da imagem
  • título da imagem
  • título da imagem
Anterior | Seguinte Voltar
Publicidade
título da imagem
título da imagem
título da imagem
título da imagem
título da imagem
título da imagem
Edições Convite à Música
título da imagem
título da imagem
Con Música
Frederico Fernandes
título da imagem
título da imagem
título da imagem
título da imagem
Companhia dos Vinhos do Douro
título da imagem
ava
Mário Jorge Silva