PJM 2018

título da imagem

Sugestões

Como estudar os Estudos para violino Op. 20 de H. E. Kayser

Autor: Hélder Sá

30 out 2013

Última atualização: 25 nov 2018


A importância de uma metodologia correcta na aprendizagem de um instrumento musical é indispensável para o seu domínio em virtude dos múltiplos processos simultâneos. Estes, podem numa fase preparatória ser desdobrados noutros de menor complexidade com clara poupança de tempo e no maior domínio técnico alcançado.

Os principais objectivos desta publicação são a aplicação de metodologias de aprendizagem aos Estudos Op. 20 de Heinrich Ernst Kayser através da análise dos mesmos e da composição de exercícios preparatórios para cinco deles, representativos de várias técnicas violinísticas. 

A aprendizagem de um instrumento musical envolve um domínio de múltiplas competências. É necessária uma boa coordenação motora e um intenso trabalho auditivo. Para tal ser conseguido com eficiência, é essencial uma correcta estruturação dos procedimentos a adoptar. Geralmente os alunos não têm esta capacidade e como tal essa competência deve ser ensinada pelo professor de instrumento.

Os 36 estudos elementares e progressivos Op. 20 de Heinrich Ernst Kayser (1815-1888) são um excelente material pedagógico de preparação aos estudos de Kreutzer, Fiorillo, Mazas e Leonard e em Portugal são geralmente utilizados entre os segundo e quarto graus. Alguns destes estudos são dotados de fino interesse musical e muito úteis no desenvolvimento da qualidade de som, controlo de arco, articulações diversas, trilos, notas duplas e acordes.

Actualmente existem diversas edições disponíveis, editadas por Joseph Gingold, Louis Svecenski, Maxim Jacobsen, Hans Sitt, Renato Zanettovich, entre outros. No entanto, a contribuição dos violinistas anteriormente referidos cingiu-se, na maioria dos casos, à apresentação de dedilhações e arcadas.

Na minha prática pedagógica tenho-me apercebido da dificuldade de alguns alunos em estabelecer as rotinas mais eficazes para ultrapassar as dificuldades técnicas quer destes estudos quer de outros, fruto da sua ainda curta experiência musical. A utilização de materiais desprovidos de conteúdo musical como os elaborados por Otakar Ševcík (1852- 1934) ou Henry Schradieck (1846-1918) conduz a um rápido incremento das capacidades técnicas dos alunos.

No entanto, tais recursos devem ser doseados pelo professor, uma vez que geralmente não são muito apelativos, principalmente para os alunos mais jovens ainda pouco conscientes do trabalho técnico necessário para o domínio do violino. Por outro lado os métodos mais tradicionais, sendo mais apelativos musicalmente, apresentam dificuldades acrescidas já que requerem o domínio de competências de vária ordem por vezes simultaneamente.

Este trabalho propõe-se a desenvolver exercícios preparatórios para cinco estudos do Op. 20 de Kayser, constando todos eles no programa de violino elaborado em 1971 para implementação nas escolas oficiais portuguesas. Estes exercícios preparatórios englobarão as diversas técnicas que os alunos devem dominar na prática destes estudos e os seus principais princípios pedagógicos serão a simplificação e o isolamento dos processos envolvidos.

Assim, serão apresentados exercícios específicos para as mudanças de posição, outros em cordas soltas para melhor controle de arco e qualidade de som, aplicação de padrões de dedos para auxiliar a afinação, simplificação de trilos e outros ornamentos, variações rítmicas e de arco. Cada estudo será precedido de um guia de aprendizagem dirigido aos alunos com sugestões de execução.  Espera-se com a realização desta investigação o aumento da eficiência e qualidade final do trabalho dos alunos e deste modo contribuir para uma melhoria da pedagogia do violino. 

 

Comprar

Hélder Sá


​Os principais objectivos desta publicação são a aplicação de metodologias de aprendizagem aos Estudos Op. 20 de Heinrich Ernst Kayser através da análise dos mesmos e da composição de exercícios preparatórios para cinco deles, representativos de várias técnicas violinísticas. 
Como estudar os Estudos para violino Op. 20 de H. E. Kayser
  • Como estudar os Estudos para violino Op. 20 de H. E. Kayser
  • Como estudar os Estudos para violino Op. 20 de H. E. Kayser
Anterior | Seguinte Voltar
Publicidade
título da imagem
título da imagem
título da imagem
título da imagem
título da imagem
título da imagem
Edições Convite à Música
título da imagem
título da imagem
Con Música
Frederico Fernandes
título da imagem
título da imagem
título da imagem
título da imagem
Companhia dos Vinhos do Douro
título da imagem
ava
Mário Jorge Silva