Vinho Oboé

fagote

SUGESTÕES

EURICO TOMÁS DE LIMA

SABER OUVIR - EURICO TOMÁS DE LIMA, VOL 2

Miguel Campinho - Piano

Coordenação: Miguel Leite

Edição: Numérica

Apoio: RDP Antena 2

Patrocíno: Reitoria da Universidade do Minho

Este trabalho discográfico, que a partir de agora ficará acessível ao público em geral, constitui o 2º Volume da Antologia Discográfica “SABER OUVIR”, coordenada artisticamente por Miguel Leite, no qual se registou pela primeira vez (1ª Gravação Mundial) um conjunto de obras pianísticas de referência deste notável compositor português cujo espólio artístico se encontra à guarda da Universidade do Minho por oportuna e generosa doação do único filho do Compositor – Eurico Adolfo Lapa Thomaz de Lima.

Assim, e nas palavras do Reitor da Universidade do Minho – António M. Cunha, "A edição deste CD com as obras de Eurico Tomás de Lima é um tributo a um compositor e pianista de referência cujo percurso se cruzou com a região e as cidades onde a Universidade do Minho está ancorada, para além de ser um modo muito feliz de concretizar o protocolo que a Universidade subscreveu no âmbito do legado do seu espólio.

Acresce que se insere perfeitamente no cumprimento da terceira missão da Instituição: a interação com a sociedade, no domínio da produção e difusão cultural, em particular, na divulgação de músicos clássicos portugueses.

A qualidade desta edição, honra todos estes objetivos e, em especial, a memória de Eurico Tomás de Lima, evidenciando o seu génio e originalidade, beneficiando do empenho e competência que o pianista Miguel Campinho e o editor Migue Leite colocaram na mesma.”

Segundo o coordenador artístico da Antologia Discográfica, a edição deste CD Duplo constitui um acontecimento musical pouco comum em Portugal, porquanto acaba de ficar registado para a posteridade um conjunto de obras musicais de grande valia artística de um grande pianista/compositor português cujo legado importa divulgar, estudar e publicar, seja em gravações, seja na muito útil edição de partituras das suas obras musicais.

Após se ter gravado no 1º Volume da Antologia um conjunto de pequenas obras para piano que davam a conhecer ao público uma breve panorâmica do percurso criativo de Eurico Tomás de Lima ao longo de 4 décadas de produção artística, com este 2º Volume, complementa-se a Antologia com a gravação das 4 Grandes Sonatas para Piano do Compositor, 2 Sonatinas, bem como a Suite “Algarve” e a Suite “Férias na Madeira” – tudo obras pianísticas de grande fôlego, de grande dificuldade técnica e interpretativa, da maior importância no catálogo de obras deste compositor.

Pode até mesmo afirmar-se que, exceptuando algumas pequenas peças para piano do compositor, a edição destes 2 Volumes da Antologia constituem praticamente a edição da Obra Integral para Piano de Eurico Tomás de Lima (1908-1989).

Silva Pereira (1945)

15 MAR
"Pianista distinto, e compositor de largos méritos, é uma das mais curiosas figuras da actual geração musical Portuguesa. Filho de artista, Eurico Tomás de Lima tem, na sua agitada vida artística em Portugal e no Brasil, virtudes de probidade que o colocam em posição invejável. Possuidor de recursos imensos como compositor, a sua obra caracteriza-se por acentuada originalidade, aliada a uma séria construção, especialmente no que se refere à sua valiosa contribuição dada à literatura pianística nacional."  
título da imagem
  • título da imagem
ANTERIOR VOLTAR
PUBLICIDADE
título da imagem
Frederico Fernandes
título da imagem
creative uau
título da imagem
título da imagem
vinhos oboé e fagote
Companhia dos Vinhos do Douro
ava
Mário Jorge Silva
título da imagem