Concurso de Gondomar

PJM 2019

Sugestões

Exercícios para Trompa

Autor: Ricardo Matosinhos, trompista

07 mai 2013

Última atualização: 25 nov 2018


"Este compêndio de exercícios para trompa tem como objectivo apoiar o estudo diário. Como trompista e professor, durante anos fui sentindo falta de uma publicação que de uma forma prática e concisa juntasse os vários aspectos de uma rotina diária de estudo. Provocado por alunos e colegas, decidi por fim aceitar o desafio.

Existem, obviamente, excelentes publicações que abordam cada um dos vários assuntos, (seja o aquecimento, as escalas ou exercícios para trabalhar os vários aspectos técnicos) mas muitas vezes acabamos por retirar umas ideias de cada uma dessas publicações e moldamo-las às nossas próprias necessidades e objectivos. Este compêndio é o resultado das minhas próprias experiências e de rotinas que fui criando com o decorrer dos anos e de muitas horas de estudo dedicadas ao instrumento.

Muitos destes exercícios foram evoluindo de várias fontes: uns são originais que vão surgindo da experimentação e outros são exercícios que fui ouvindo de professores, colegas e alunos, e fui moldando, adaptando e ampliando de forma a servir as minhas próprias necessidades. Acima de tudo, este é o compêndio dos exercícios que diariamente fazem parte do meu estudo e me ajudam a manter e a melhorar a minha forma técnica. No meu entender, cada executante deve sentir-se livre de adaptar, organizar e utilizar os exercícios da forma que sentir mais útil ao seu estudo.

No início de cada capítulo deixo algumas notas e conselhos sobre o modo de estudo dos exercícios, de forma a contribuir para um maior sucesso na concretização dos objectivos e para que nenhum aspecto seja deixado ao esquecimento.

Por experiência própria considero que o trabalho diário é a base da nossa forma e técnica. É fundamental que a nossa rotina de estudo englobe o máximo de aspectos que fazem parte da prática do instrumento. Como músico de orquestra sei da obrigatoriedade de me encontrar sempre em forma e em condições de tocar o repertório que me é exigido, por isso tento compilar o máximo de aspectos na minha rotina de estudo. Um bom e apropriado aquecimento é fundamental, mas por si só insuficiente, aspectos como a flexibilidade, escalas, sonoridade, trilos, etc., têm que ser exercitados diariamente.

Em suma, espero que este compêndio seja de alguma utilidade e que ajude cada um a trabalhar e a melhorar diariamente a sua técnica e nível de performance".

 

J. Bernardo Silva

 

Comprar Livro

Ricardo Matosinhos, trompista


José Bernardo compilou toda esta informação e agora com "a papinha toda feita" já ninguém tem desculpa para não estudar escalas. Fico contente por cada vez mais pessoas se interessarem pela sistematização de conhecimentos na trompa. Um livro que qualquer aluno de trompa deverá possuir!
título da imagem
  • título da imagem
  • título da imagem
Anterior | Seguinte Voltar
Publicidade
título da imagem
título da imagem
título da imagem
título da imagem
título da imagem
título da imagem
Edições Convite à Música
título da imagem
título da imagem
Con Música
Frederico Fernandes
título da imagem
título da imagem
título da imagem
título da imagem
Companhia dos Vinhos do Douro
título da imagem
ava
Mário Jorge Silva