título da imagem

título da imagem

Sugestões

Metamorphosis and Resonances

Autor: Sérgio Azevedo, Compositor

14 jan 2018

Última atualização: 24 mai 2018


“Metamorphosis and Resonances”, o novo CD de Hugo Vasco Reis foi apresentado no final de 2017 e conta com gravações de músicos como Ana Castanhito (harpa), Cândido Fernandes (piano), Filipe Quaresma (violoncelo), Frederic Cardoso (clarinete baixo), Lourenço Macedo Sampaio (viola d’arco), Monika Streitová (flauta), Paulo Jorge Ferreira (acordeão) e Pedro Rodrigues (guitarra clássica), num total de oito peças para instrumento solo. 

Para Hugo Vasco Reis, este conjunto de composições "tem como ponto de partida processos intuitivos intimamente ligados a gestos, timbres, camadas, imagens e focos, que definem as progressões de tensão e distensão, os elementos formais e o discurso de cada obra. A ideia comum a todas as composições reflete um diálogo de cumplicidade e conflito, prazer e angústia, entre o horizonte e o abismo, entre a metamorfose e a ressonância".

Um projeto com o apoio da Direção-Geral das Artes, gravado no auditório da Escola Superior de Música de Lisboa, com engenharia de som de António Pinheiro da Silva, assistência de João Penedo, fotografia de Cláudio Garrudo e prefácio de Sérgio Azevedo. 

 

Hugo Vasco Reis (Lisboa, 1981) é compositor, guitarrista (guitarra portuguesa) e engenheiro. Como guitarrista estudou na Escola de Jazz do Porto, no Conservatório de Música do Porto e na classe particular de Pedro Caldeira Cabral.

Como compositor estudou na classe particular de João Heitor-Rigaud e na Escola Superior de Música de Lisboa, com Sérgio Azevedo, Luís Tinoco e António Pinho Vargas, onde se formou em composição.

Participou em masterclasses com Alicia Terzian (Argentina), Achim Christian Bornhoeft (Áustria), Luigi Abbate (Itália) e Ivan Moody (Inglaterra). O seu catálogo contém obras para orquestra, música de câmara, instrumentos a solo e electroacústica, sendo interpretadas em várias salas de concertos (Europa, América, Ásia e África) e premiadas em diversos concursos nacionais e internacionais.

Como guitarrista, actua regularmente como solista e a acompanhar fado, tocando em vários salas de concerto nacionais e internacionais. Vários dos seus projectos são apoiados pelo Ministério da Cultura, DGArtes, Antena 2 e Escola Superior de Música de Lisboa.

 

Sérgio Azevedo, Compositor


Hugo Vasco Reis lança-se na sua própria sequência de metamorfoses e ressonâncias, metamorfoses não somente das células musicais básicas – que percorrem quase todas as oito peças – mas do próprio timbre dos instrumentos, os quais chegam a transfigurar-se em pura matéria cósmica, como nas peças para acordeão e viola, e ressonâncias não somente acústicas mas também na forma de “ecos” da matéria remanescente de um longínquo passado ibérico, como na peça dedicada à guitarra. No seu todo, Metamorphosis and Resonances representa um compositor em plena posse dos seus meios de expressão, um compositor que, conhecendo as suas raízes, aponta para o alto, para o céu acima da copa da grande árvore do futuro.
Metamorphosis and Resonances
  • Metamorphosis and Resonances
Anterior | Seguinte Voltar
Publicidade
título da imagem
título da imagem
título da imagem
título da imagem
título da imagem
Edições Convite à Música
título da imagem
título da imagem
título da imagem
Con Música
Frederico Fernandes
título da imagem
título da imagem
título da imagem
título da imagem
Companhia dos Vinhos do Douro
título da imagem
ava
Mário Jorge Silva