Academia de Flauta de Verão

Faminho

Vinho Oboé

Sugestões

O Arco Contributos Didáticos Para o Ensino do Violino

Autor: Mariana Isdebski Salles ​

13 mar 2017

Última atualização: 28 mar 2017


A presente obra tem como principal objetivo contribuir para o aperfeiçoamento do ensino do violino em Portugal.

Esta obra resulta da análise de uma antologia e reflexão sobre os principais autores e assuntos concernentes à importância da técnica da mão direita (técnica do arco) na formação de um violinista.

Nela são aprofundadas temáticas como: as necessidades específicas da escola do século XXI; os contributos para o ensino resultantes do aparecimento do “método Suzuki”; os principais métodos para violino; a importância dos exercícios de aquecimento e alongamentos para a obtenção de uma postura correta no violino; e a importância da técnica de arco na formação de um violinista, onde são abordados assuntos como: as diferentes partes do arco, a escolha do tamanho do arco, os principais cuidados a ter com o arco, o posicionamento da mão direita no arco a função dos dedos, a produção de som, a importância da mão direita na obtenção de diferentes sonoridades, a responsabilidade da técnica de arco na execução das diferentes dinâmicas, a diferença entre arcadas e golpes de arco, e os diferentes golpes de arco, tendo por base Carl Flesch, Ivan Galamian e Mariana Salles. 

 

Sobre a autora: 
ANA CATARINA PINTO frequenta o Doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes, na Universidade Católica Portuguesa. É Mestre em Ensino de Música pela mesma Universidade, tendo obtido a classificação máxima na sua Prática Pedagógica, bem como a distinção de Summa cum Laude na sua dissertação de mestrado.

Iniciou os seus estudos musicais desde tenra idade com as professoras Sandra Martins, Madalena Machado e Ana Cristina Mikus. Posteriormente, concluiu com mérito os seus estudos na ARTAVE, na classe do professor António Soares.

Ao nível da sua formação superior, teve oportunidade de trabalhar com os professores e violinistas Eliot Lawson, Aníbal Lima, Augusto Trindade, e Ilya Grubert. Teve também oportunidade de estudar canto com o Professor José Lourenço.

Como professora de violino, a sua classe conta já com prémios nacionais e internacionais.


catarina_vln@hotmail.com

http://catarinavln.wixsite.com/arco

Mariana Isdebski Salles ​


Com certeza, uma contribuição inestimável para a área de ensino de performance dos instrumentos de corda, tão escassa de material na língua portuguesa. Trata-se de um excelente trabalho sobre a técnica do membro superior direito assim como o cuidado com o corpo em geral, através de exercícios de aquecimento e desaquecimento voltados para o violinista, em forma de um guia prático e direto. Sem dúvida, passa a figurar na bibliografia  básica do instrumento, direcionada sobretudo para amantes do instrumento, alunos e professores.
O Arco – Contributos Didáticos Para o Ensino do Violino
  • O Arco – Contributos Didáticos Para o Ensino do Violino
Anterior | Seguinte Voltar
Publicidade
título da imagem
título da imagem
Torre de Gomariz
título da imagem
título da imagem
título da imagem
título da imagem
Con Música
musictools
título da imagem
Frederico Fernandes
título da imagem
título da imagem
título da imagem
título da imagem
Companhia dos Vinhos do Douro
título da imagem
ava
Mário Jorge Silva