Concurso de Gondomar

PJM 2019

Sugestões

Rhythornello para Trompa de Osvaldo Fernandes

Autor: Scherzo Editions

27 out 2014

Última atualização: 25 nov 2018


Rhythornello é uma peça para trompa solo que resulta de uma encomenda da Antena2/RTP para o Prémio Jovens Músicos.

A obra usa dois andamentos distintos que procuram esgrimir o mesmo material musical: se, por um lado, no “Allegro”, se explora a parte rítmica – apelando ao rigor na execução -, por outro, no “Adagio”, prevalece o aspecto melódico – tendo por base a liberdade performativa. A exposição do material musical termina no compasso 35, porém, todos os elementos derivam de um intervalo principal – 2ªm – e de dois secundários – 4ªP e 3ªm (todo o material consequente desenvolve-se através de uma constante mutação intervalar).

Sendo esta uma obra transversal a todos os participantes do concurso, a mesma deixa bastantes aspectos à consideração do instrumentista, com o intuito de obter diferentes interpretações. No que toca ao titulo da obra, é importante destacar que a palavra e divide em 3 partes – Rhyth – horn – nello: a primeira parte caracteriza a peça (ritmo), a segunda está associada ao instrumento (“french horn”) e a terceira destaca a forma da obra (“ritornello”).

Respeitante a este último ponto – aspectos formais -, e depois da exposição, a obra retoma sempre elementos já conhecidos e o material novo (interagindo com o anterior) oferece-nos uma constante continuidade, deixando no ar a ideia de um falso “rondo”: na realidade, se for necessário categorizar esta obra, podemos afirmar que se aproxima mais a uma forma tripartida A-B-A (A – 0 a 35; B – 36 a 126; A – 127 a 156).
 
Nascido em 1985, Osvaldo Fernandes iniciou os seus estudos aos quatro anos idade, ingressando posteriormente no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga nas classes de Trombone, Piano e Composição. Prosseguiu os seus estudos na ESMAE, onde concluiu a sua licenciatura com 20 valores a composição. Venceu os prémios "Rotary Club Porto-Foz/ Veloso&Troca" de melhor aluno da ESMAE no ano lectivo 2006/2007,e "Prémio Fundação Eng. António de Almeida" de melhor média ESMAE.

Concluiu recentemente o mestrado em ensino de música na Universidade de Aveiro, redigindo a sua tese sobre o “CPCE - Coro de Pequenos Cantores de Esposende”.

Actualmente lecciona na Escola de Música de Esposende e trabalhacomo compositor para o CPCE e o decateto de metais "Portuguese Brass".

 

Comprar partitura

Scherzo Editions


A obra usa dois andamentos distintos que procuram esgrimir o mesmo material musical: se, por um lado, no “Allegro”, se explora a parte rítmica – apelando ao rigor na execução -, por outro, no “Adagio”, prevalece o aspecto melódico – tendo por base a liberdade performativa.
Rhythornello para Trompa solo de Osvaldo Fernandes
  • Rhythornello para Trompa solo de Osvaldo Fernandes
  • Rhythornello para Trompa solo de Osvaldo Fernandes
Anterior | Seguinte Voltar
Publicidade
título da imagem
título da imagem
título da imagem
título da imagem
título da imagem
título da imagem
Edições Convite à Música
título da imagem
título da imagem
Con Música
Frederico Fernandes
título da imagem
título da imagem
título da imagem
título da imagem
Companhia dos Vinhos do Douro
título da imagem
ava
Mário Jorge Silva