Concurso de Gondomar

PJM 2019

Sugestões

The Complete Guitar Works of Heitor Villa-Lobos

Autor: CLASSICAL GUITAR MAGAZINE

08 jan 2017

Última atualização: 25 nov 2018


"The Complete Guitar Works of Heitor Villa-Lobos - The Prospect of a Future Guitar” de Mickael Viegas, um duplo album editado pela Editora Parisiense "Paraty" e  distribuído pela "Harmonia Mundi".

Video documentário dirigido pelo realizador Duarte Domingos que explora o processo de gravação do álbum

 

 

 

Mickael Viegas

Nasce em Paris a 12 de Março de 1987. Com tenra idade vem viver para Portugal e aos nove anos começa os estudos de guitarra clássica no Conservatório Regional do Algarve.

Paralelamente aos seus estudos frequentou diversas formações na área da música em Portugal e no estrangeiro sob orientação dos intérpretes e compositores para guitarra mais marcantes da atualidade, nomeadamente, masterclasses com Roland Dyens, Leo Brouwer, Sergio e Odair Assad, Alberto Ponce, Manuel Barrueco, entre outros.

Em 2006 ingressa na Escola Superior de Música de Lisboa onde obtém a Licenciatura em Musica na Variante de Execução no Ramo de Cordas Dedilhadas (Guitarra), concluindo o curso com uma performance como guitarrista solista no Concerto nº6 de Leo Brouwer, acompanhado por uma orquestra de cordas na Escola Superior de Música de Lisboa.

Em 2009 ingressa na Universidade da Extremadura e, em protocolo com esta, frequenta as aulas na residência do destacado Luthier Paulino Barnabé, em Madrid, onde obtém o Mestrado no curso “Guitarra Clásica e Interpretacion Musical” , sob orientação do mestre espanhol Ricardo Gállen.

Atualmente é docente na AMEC Metropolitana em Lisboa.

Multi-instrumentista, compositor e escritor, destaca-se pelo exemplar percurso académico e pelos inúmeros projetos realizados como, por exemplo, a gravação do álbum "The Complete Guitar Works of Heitor Villa-Lobos - A Prospect of a Future Guitar" e o novo manual de ensino e aprendizagem denominado “Drums on Guitar – The Guitar Rudiments”.

CLASSICAL GUITAR MAGAZINE


Portuguese guitarist Mickael Viegas names his sources as “Villa-Lobos’ manuscripts” and the “piano transcriptions of José Brandão,” which presumably means Brandão’s settings of the Five Preludes. Mention of the manuscripts takes us into what was once unknown terrain, with Etude No.1 shorn of its repeats, and Nos.10 and 11 containing material absent from the 1953 published scores. However, Viegas’ chief innovation is to add “melodic and harmonic material… which the composer may have removed or altered because of the instrument’s inherent limitations.” This he does by the extensive use of overdubs, generating textures beyond the range of a single guitar, and kaleidoscopic flourishes sounding midway between a grand piano and a concert harp. Having established his credentials by citing the manuscripts and Brandão, there can be little doubt Viegas also allowed himself free artistic rein. And so he should, because this astonishing studio creation offers Villa-Lobos as we never imagined it. It also establishes Mickael Viegas as a world-class guitarist. 
The Complete Guitar Works of Heitor Villa-Lobos - The Prospect of a Future Guitar” de Mickael Viegas
  • The Complete Guitar Works of Heitor Villa-Lobos - The Prospect of a Future Guitar” de Mickael Viegas
  • The Complete Guitar Works of Heitor Villa-Lobos - The Prospect of a Future Guitar de Mickael Viegas.
Anterior | Seguinte Voltar
Publicidade
título da imagem
título da imagem
título da imagem
título da imagem
título da imagem
título da imagem
Edições Convite à Música
título da imagem
título da imagem
Con Música
Frederico Fernandes
título da imagem
título da imagem
título da imagem
título da imagem
Companhia dos Vinhos do Douro
título da imagem
ava
Mário Jorge Silva