Ana Rita Coelho ganha 1.º Prémio do Cascais Ópera

A mezzo-soprano portuguesa conquistou o Grand-Prix Égide.

 — 

Da Capo

  • Ana Rita Coelho

A mezzo-soprano Ana Rita Coelho ganhou o 1º Prémio/Grand-Prix Égide no concurso Cascais Ópera. A final decorreu ontem, domingo, Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. A cantora era a única portuguesa dos oito os finalistas, de sete nacionalidades. Cada participante interpretou duas árias, com o acompanhamento da  Orquestra Sinfónica Portuguesa, dirigida pelo maestro Antonio Pirolli.

 

Ana Rita Coelho recebeu como prémio 10 mil euros e um contrato com o Teatro Nacional de São Carlos.

 

A mezzo-soprano israelita Anna Tetruashvili foi distinguida com o Prémio “Teresa Berganza”, atribuído à melhor voz feminina. Já o Prémio “Maurício Bensaúde”, que reconhece a melhor voz masculina, foi entregue ao barítono sérvio Viktor Aksentijevic.

 

A segunda edição do Cascais Ópera contou com a participação de 30 cantores de 18 nacionalidades, selecionados entre 340 candidaturas oriundas de cerca de 50 países. O concurso é uma iniciativa conjunta da Associação CIVOC, da Câmara Municipal de Cascais e da Fundação D. Luís I.

 

Na sua edição inaugural, realizada em 2024, com final no Teatro Nacional de São Carlos, o vencedor foi o barítono sul-coreano Hae Kang.

 

Fonte: Diário de Notícias

Artigos sugeridos