Ensemble Allettamento premiado em Espanha

Prémio GEMA 2021 ao melhor grupo de música barroca século XVIII e classicismo

 — 

Da Capo

  • Ensemble Allettamento
  • Ensemble Allettamento
  • Ensemble Allettamento
  • Ensemble Allettamento

O Ensemble Alletamento foi premiado, no passado dia 5 de novembro, com o Prémio GEMA 2021 - melhor grupo de música barroca século XVIII e classicismo, pela a Associação de Grupos Espanhóis de Música Antiga (GEMA).

 

Elsa Pidre (violoncelo) e Mário Braña (violino), são naturais de Oviedo, Espanha, mas vivem há 10 anos em Portugal, onde trabalham na Orquestra do Norte. Com efeito, o Ensemble Alletamento, dedicado à Música Antiga, foi fundado por ambos em Amarante, com o objetivo de recuperar o património menos conhecido da Península Ibérica (Espanha e Portugal).

 

Em julho de 2016 foram finalistas e receberam o Prémio Especial do Público no V Concurso Internacional de Música Antiga de Gijón, onde o júri destacou "a sua força expressiva e sua qualidade de comunicar na forma como interpreta" (La Nueva España, 16/07/2016). Nessa época, decidem abordar o estudo das origens do repertório para violino e violoncelo dos séculos XVII e XVIII com instrumentos originais e desde uma perspectiva historicamente informada.  

 

Em julho de 2017 obtiveram o Grande Prémio do Júri no VI Concurso Internacional de Música Antiga de Gijón, onde a crítica especializada destacou que "além de uma grande preparação técnica, a sua performance evidenciou uma perfeita harmonia e a capacidade de transmitir emoções com um repertório barroco tardio Italiano selecionado para a ocasião […] e a junção foi tão conseguida que o duo parecia apenas um só instrumento a multiplicar as vozes". (La Nueva España, 14 de julho de 2017).


O Ensemble desenvolve projetos focados fundamentalmente nos séculos XVII e XVIII desde uma perspetiva de interpretação historicamente informada. As suas principáis linhas de trabalho e investigação são a recuperação da música original para violino e violoncelo, a práctica do baixo continuo a violoncelo solo e a recuperação do património musical menos conhecido de Espanha e Portugal, os dois paises com os que se encontram diretamente vinculados. O Ensemble tamém desenvolve um projeto pedagógico e de divulgação da música antiga através de palestras, workshops e conferéncias em diversos espaços culturais e de educação..


Participaram em Festivais em Espanha e Portugal como o Festival de Arte Sacra (FIAS) de Madrid, a Semana de Música Antiga Estella, o Festival de Música Antiga de Badajoz, Clásicos en verano, a Semana de Música Sacra de Martos, o Festival Internacional de Música Barroca de Faro, o Festival Fóra do Lugar, o Festival de Música Antiga da Costa Oeste, o Ciclo "À Volta do Barroco" (Casa da Música, Porto), o Ciclo "Música para unha epoca" (Museo de Belas Artes, Corunha), o Programa MusaE de música nos museus espanhois, o Ciclo de Música Antiga de Cambados, a Semana Medieval do Castelo de Gauzón ou o Ciclo de Música Barroca de Castelo Branco (Portugal).


Em dezembro de 2020, recebem o prémio GEMA ao melhor grupo jovem 2020, concedido pela Associação de Grupos de Música Antiga de Espanha.


O nome do Ensemble deriva dos Allettamenti da Camera de Tessarini, uma das primeiras peças especificamente indicadas para violino e violoncelo. A ligação com o público é um dos princípios do Ensemble e, nesta linha, procuram o “allettamento”, o sugestivo, o atraente, agradar, seduzir e comover os afetos do espetador na sua performance.

 

 
 
 

Artigos sugeridos