Inicia funções na temporada 2023/2024

Hannu Lintu é o novo maestro titular da Orquestra Gulbenkian

 — 

Da Capo

  • Hannu Lintu

Hannu Lintu é o novo maestro titular da Orquestra Gulbenkian, iniciando funções na próxima temporada 2023/2024. O atual maestro principal da Ópera e Ballet Nacional da Finlândia tem dirigido regularmente a Orquestra Gulbenkian, desde 2016. Sucede a Lorenzo Viotti, que ocupou o cargo entre 2018 e 2021 - ano em que passou a ser Maestro Convidado Principal.

 

Natural da Finlândia, Hannu Lintu estudou violoncelo e piano na Academia Sibelius, em Helsínquia, onde também se formou em direção de orquestra com Jorma Panula. Durante oito anos, foi maestro titular da Orquestra Sinfónica da Rádio Finlandesa.

 

Colabora regularmente com o Festival de Savonlinna, e é convidado a dirigir, como maestro convidado, a Sinfónica de Chicago, a Filarmónica de Londres, a Tonkünstler-Orchester Niederösterreich e a Filarmónica de Tampere. Nesta temporada, irá colaborar também com a Orquestra Filarmónica de Nova Iorque e a Sinfónica de Atlanta esta temporada.

 

Outros compromissos incluiram a Filarmónica da Rádio dos Países Baixos, a Orchestre de la Suisse Romande, a Sinfónica Nacional de Taiwan, a Deutsches Symphonie-Orchester Berlin, a Filarmónica Nacional Russa e a Filarmónica da Radio France.

 

Hannu Lintu realizou várias gravações para as editoras Ondine, Bis, Naxos, Avie e Hyperion. Recebeu vários prémios, incluindo dois ICMA para os Concertos para Violino de Béla Bartók, com Christian Tetzlaff (2019), e para a gravação de obras de Sibelius, com Anne Sofie von Otter (2018), duas normeações para os Grammy e uma para os prémios Gramophone.

 

 

 

Fontes:

http://www.hannulintu.fi/

https://gulbenkian.pt/musica/biography/hannu-lintu/

https://www.publico.pt/2022/11/03/culturaipsilon/noticia/finlandes-hannu-lintu-sera-novo-maestro-titular-orquestra-gulbenkian-2026337
 

 

Artigos sugeridos