In Memoriam

Harrison Birtwistle (1934-2022)

 — 

Sandra Bastos

"Punch and Judy", "Panic", "The Mask of Orpheus" e "The Triumph Of Time" são algumas das obras mais marcantes de Harrison Birtwistle, que nos deixou no passado dia 18 de abril, em Mere, Inglaterra, aos 87 anos de idade.

 

Em 2017, foi compositor em residência da Casa da Música, no Porto, no ano em que a programação foi dedicada ao Reino Unido. No ano seguinte, participou no Fórum do Futuro, onde falou sobre a influência da Grécia Antiga e dos clássicos no seu trabalho, como a criação de "Oresteia" (1981) e "The Mark of Orpheus" (1986). Em entrevista à agência Lusa, o compositor afirmava que a criatividade surgia como "uma trégua com as ideias" e que a sua música era "uma afirmação política de liberdade".

 

Harrison Birtwistle nasceu a 15 de julho de 1934, em Accrington, no Lancashire. Estudou clarinete e composição no Royal Manchester College of Music e, mais tarde, ganhou uma bolsa de estudos na Universidade de Princeton. A estreia da sua primeira ópra, Punch and Judy, aconteceu em 1967, no Festival de Aldeburgh.

 

Foi diretor do Royal National Theatre, em Londres, desde 1975 até 1983. Foi professor no King's College da Universidade de Londres e professor convidado da Royal Academy of Music, também em Londres.

 

A sua obra é versátil, incluindo óperas, música orquestral, coral e vocal. Harrison Birtwistle era uma referência para a música contemporânea. Chegou, inclusive, a compor uma banda sonora para o filme “O Delito”. Era conhecido por compor obras de difícil execução, porém garantia que não o fazia de propósito.  A verdade é que chegaram às principais salas de concerto e festivais do mundo, incluindo a Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

 

"A sua música abalou a terra", disse, em comunicado, a orquestra The Royal Philharmonic. "Havia força e potência em cada nota que ele escreveu. Vamos ouvir com admiração as suas obras nas próximas décadas."

 



Fontes:

https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/morreu-o-compositor-britanico-harrison-birtwistle-aos-87-anos

 

https://www.publico.pt/2022/04/18/culturaipsilon/noticia/morreu-compositor-britanico-harrison-birtwistle-2002923

 

https://theviolinchannel.com/british-composer-sir-harrison-birtwistle-has-died-aged-87/

 

https://www.nytimes.com/2022/04/18/arts/music/harrison-birtwistle-dead.html

 

Artigos sugeridos