Novo CD de João Barradas

J. S. Bach Keyboard Concertos

 — 

Da Capo

  • J. S. Bach Keyboard Concertos
  • J. S. Bach Keyboard Concertos
  • João Barradas
  • João Barradas
  • João Barradas

No seu novo disco "J. S. Bach Keyboard Concertos”, João Barradas apresenta a sua versão de quatro dos sete icónicos concertos que Bach concebeu para tecla - os concertos BWV 1052, 1055, 1056 e 1058, acompanhado pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, sob a direção do maestro Pedro Neves.

 

A propósito deste trabalho do acordeonista, Mário Laginha diz que "João Barradas, felizmente, não se assusta com as fronteiras de um certo purismo musical" e que, com este disco, "está a escrever uma página da história da música, e não só da portuguesa".  "É possível que para alguns ouvintes comece por haver um primeiro momento de estranheza, mas parece-me difícil e até mesmo muito improvável, que não acabem, tal como eu, por ficar conquistados pela viagem musical que Barradas nos propõe. O acordeão é, afinal, um dos instrumentos que pode tornar estes concertos surpreendentemente diferentes sem que, em momento algum, percamos a magia da escrita do compositor", sublinha.
 

O lançamento decorreu no passado dia 1 de outubro, no Festival Jovens Músicos, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.


João Barradas é um dos mais conceituados e reconhecidos acordeonistas europeus, movendo-se, simultaneamente, entre a música clássica, o jazz e a música improvisada.

 

Venceu alguns dos mais prestigiados concursos internacionais para o seu instrumento na área da música erudita, dos quais se destacam, o Troféu Mundial de Acordeão (CMA), o Coupe Mondale de Acordeão (CIA), o Concurso Internacional de Castelfidardo e o Okud Istra International Competition. Enquanto intérprete teve a seu cargo dezenas de estreias mundiais para acordeão solo escritas para ele por alguns dos mais destacados compositores europeus.


Em 2016 grava, com a editora nova iorquina Inner Circle Music, o seu primeiro álbum enquanto líder, “Directions”, que conta com a produção de Greg Osby e foi considerado um dos melhores álbuns do ano pela revista Downbeat, aparecendo na sua prestigiada lista "Best Albums of The Year". Foi nomeado ECHO Rising Star pela European Concert Hall Organization para a temporada 2019/2020. Nessa mesma temporada a prestigiada BBC Music Magazine nomeou-o também como um dos seus Rising Stars.


Em 2020, João Barradas obteve o 2.º Prémio do Concurso de Composição SPA|/Antena 2 com a sua obra "The Edge of the Sea" para Orquestra Sinfónica.

 

Fotos: Jorge Carmona /Antena 2

Artigos sugeridos