Ópera

Ópera "Lugar Comum" sobre a Violência Contra a Mulher

25 e 26 de novembro, no Teatro Rivoli, no Porto

  • Quarteto Contratempus
  • Quarteto Contratempus
  • Quarteto Contratempus
  • Quarteto Contratempus
  • Data e Local

    25 e 26 de novembro, no Teatro Rivoli, no Porto

  • Produção

    Quarteto Contratempus, com coprodução do Teatro Municipal do Porto

  • MAIS INFORMAÇÕES

    quartetocontratempus.com

  • Libreto —  Mário João Alves
  • Composição —  Sofia Sousa Rocha
  • Encenação —  António Durães
  • Direção Musical —  Constança Simas
  • Interpretação —  Teresa Nunes (soprano), Miguel Leitão (tenor), Crispim Luz (clarinete), Masnuela Ferrão (violoncelo), Carolina Leite Freitas (violoncelo), Sérgio de A (piano) e Leonor Keil

A ópera "Lugar Comum" de Sofia Rocha Sousa e libreto de Mário João Alves, é a nova produção do Quarteto Contratempus e estreia no Teatro Rivoli, no Porto, hoje, 25 de novembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres. A data não é uma coincidência, tendo em conta que a a temática que esteve na génese do projeto artístico desta ópera é o da Violência Contra a Mulher.

 

O projeto junto os esforços e interesses da Misericórdia do Porto, do Quarteto Contratempus e do Rivoli - Tearo Municipal do Porto, que acolhe as duas primeiras récitas, hoje e amanhã, às 19h30, com entrada gratuita.

 

Durante três anos, colaboradores da área social da Misericórdia do Porto, artistas e públicos vulneráveis uniram-se na desconstrução de conceitos e cenários de violência contra as mulheres, com a construção de 25 fragmentos de arte que convergiram para este espetáculo final. O conjunto destas ações foi  fundamental para a estruturação da ópera.

 

O objetivo, segundo o Quarteto Contratempus, "foi o de uma criação que espelhasse no palco de um teatro a dureza da realidade social que o palco doméstico esconde. Por vezes, mesmo estando à vista de todos, a situação permanece oculta e sem ser alvo de denúncia, sobretudo se ocorrer com pessoas de franjas mais estigmatizadas ou vulneráveis da sociedade".

 

Promovido pela Misericórdia do Porto e financiado pelo Portugal 2020, o projeto “Mudando o que tem de ser Mudado” visa a prevenção da violência contra as mulheres e envolveu vários grupos de utentes das suas respostas sociais, nomeadamente: crianças e jovens, pessoas com deficiência e/ou incapacidade, idosos, vítimas de violência doméstica e pessoas em situação de emergência social.

 

Para o Provedor da Misericórdia do Porto, António Tavares, “este é um projeto que queremos transformador, transformador para as vítimas, convertendo as suas experiências traumáticas em exemplo de voz e empoderamento, inspirando outras que agora vivem essa realidade, e transformador para a sociedade, transformando a indiferença e omissões em espelhos de rejeição à violência. Não é ao acaso que decidimos que as portas do espetáculo vão estar abertas, é um convite (que não pode ser recusado) à participação de todos, com o objetivo de sensibilizar, envolver e responsabilizar. Este é um projeto de todos e para todos, porque amanhã todos podemos ser a vítima. Temos de parar, temos de mudar este lugar comum.”

 

“O lugar Comum começa a doer pelo seu próprio nome; por se dizer Comum e pelo seu simples existir como Lugar. Porque o rigor do sítio e a nudez do espaço são imensas, amontoadas, mas à enormidade do espaço contrapõe-se um teto baixo de luz branca, claustrofóbico", sublinha Mário João Alves, autor do libreto.

 

 

http://quartetocontratempus.com

 

https://www.facebook.com/QuartetoContratempus

 

 

FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA


Libreto Mário João Alves


Composição Sofia Sousa Rocha


Encenação António Durães


Assistência de Encenação Tatiana Rocha


Direção Musical Constança Simas


Apoio ao Movimento Leonor Keil


Interpretação Teresa Nunes (soprano), Miguel Leitão (tenor), Crispim Luz (clarinete),
Masnuela Ferrão (violoncelo), Carolina Leite Freitas (violoncelo), Sérgio de A (piano) e
Leonor Keil


Coro Ana Rosa, Beatriz Ramos, Natali Gonçalves e Teresa Queirós


Mapeamento e Criação Multimédia Hugo Mesquita


Desenho e Operação de Luz Mariana Figueroa


Desenho e Operação de Som José Afonso Monteiro


Figurinos e Cenografia Cláudia Ribeiro


Assistentes de Figurinos e Cenografia Joana Castanheiro e Maria Cavaggioni


Maquilhagem Cristina Araújo


Produção Tatiana Rocha


Fotografia Pedro Sardinha


Teasers e Registo Vídeo Miguel F


Apoio às Residências Teatro Municipal da Guarda, Munícipio de Ponte de Sor, CRL-
Central Eletríca


Coprodução Teatro Municipal do Porto - Rivoli


Promotor Misericórdia do Porto

 

Fotos: Pedro Sardinha/Quarteto Contratempus

Eventos Sugeridos