Concurso

Prémio de Composição Francisco de Lacerda

Candidaturas até 1 de julho.

  • 19 de Julho e 18 de Setembro

    Açores

  • Organização

    FRANCISCO DE LACERDA – A MÚSICA E O MUNDO, ASSOCIAÇÃO CULTURAL

  • MAIS INFORMAÇÕES

    https://franciscodelacerda.com/Premio-FL

  • Os concorrentes deverão ser portugueses ou estrangeiros a residir em Portugal. —  Os concorrentes deverão ter idade inferior a 35 anos ou completar os 35 anos no ano de 2022.
  • A peça deverá ter entre 10 e 15 minutos de duração. —  A instrumentação da obra deverá ser para orquestra clássica.

A Francisco de Lacerda - A Música e o Mundo, Associação Cultural  apresenta a primeira edição do Prémio de Composição Francisco de Lacerda com o objetivo de fomentar a jovem criação musical em Portugal.

 

A primeira edição do  Prémio de Composição Francisco de Lacerda pretende galardoar obras para orquestra e a obra vencedora será interpretada pela Orquestra Metropolitana de Lisboa. O valor do prémio é de 7500 euros. O  Prémio de Composição Francisco de Lacerda assegura ainda a estreia e gravação da peça vencedora.

 

O concurso destina-se a compositores portugueses ou estrangeiros residentes em Portugal, até aos 35 anos de idade. As obras devem ser submetidas a concurso até 1 de Julho de 2022. A peça vencedora do 1.ª Prémio de Composição Francisco de Lacerda será anunciada a partir de 15 de Julho.

 

O júri do 1.º Prémio de Composição Francisco de Lacerda é presidido pelo compositor Vasco Mendonça, que é também director artístico do ciclo Encontros Sonoros Atlânticos 2022. Integram igualmente o júri os compositores Felipe Lara, Andreia Pinto Correia e Carlos Caires, e o director artístico da Orquestra Metropolitana de Lisboa, Pedro Neves.

 

A 2.ª edição do ciclo Encontros Sonoros Atlânticos Francisco de Lacerda  decorre entre 19 de Julho e 18 de Setembro e, tal como na primeira edição, apresenta seis concertos em Portugal Continental e nos Açores. Na edição de 2022, o ciclo inicia-se nas ilhas de São Jorge, Terceira e São Miguel e finaliza em Lisboa.

 

O ciclo Encontros Sonoros Atlânticos Francisco de Lacerda constitui-se como uma série de recitais em que obra do compositor, musicólogo e maestro açoriano Francisco de Lacerda (1869 – 1934) é o estímulo para a criação de novas peças musicais.

 

Francisco de Lacerda - A Música e o Mundo, Associação Cultural   foi fundada em 2019 na Fajã da Fragueira, na ilha de São Jorge nos Açores, estimulada pelo percurso de vida do compositor Francisco de Lacerda e a sua atividade profissional na música até aos dias de hoje.

 

Definiu como objetivos da sua atividade, promover a preservação do património cultural dos Açores, a sua história, a educação pela arte através da música e o meio ambiente, a investigação nos legados culturais de personalidades ligadas à música, às artes performativas, às artes plásticas e literatura, além de conceber e realizar eventos culturais e espetáculos, estimulando a criação artística entre gerações de forma a criar conteúdos editoriais discográficos, literários e formatos audiovisuais.

 

Contacto:

associacao@amusicaeomundo.com

https://franciscodelacerda.com/Premio-FL

Eventos Sugeridos