Festival, Masterclasses e Concurso

Festival Arcada

4 de julho a 2 de agosto, em Braga

  • Festival Arcada
  • Festival Arcada
  • Data e Local

    4 de julho a 2 de agosto, em Braga

  • Organização

    Sinfonietta de Braga

  • MAIS INFORMAÇÕES

    https://sinfoniettadebraga.pt/

PROGRAMAÇÃO

  • Sábado, 5 de Julho às 21h30, Auditório São Frutuoso, Braga —  Recital de Violino e Piano - Eliot Lawson e Pedro Emanuel Pereira
  • 18 de Julho, sexta, às 19h30, Salão Medieval da Reitoria da Universidade do Minho, Braga —  David Cohen, Jean-Marc Burfin & Sinfonietta de Braga
  • 1 de agosto, sexta, às 19h00, Auditório José Sarmento, Braga —  Nancy Zhou & Vera Fonte
  • 2 de agosto, sábado, às 21h30, Salão Medieval da Reitoria da Universidade do Minho, Braga —  Duo Adamov-Lawson

A 4ª edição do Festival Arcada realiza-se entre 4 de julho e 2 de agosto, em Braga. Organizado pela Sinfonietta de Braga, o Festival tem como missão homenagear a riqueza e diversidade das cordas friccionadas — violino, viola d’arco, violoncelo e contrabaixo — e o seu papel nas mais variadas tradições musicais. Com uma programação que combina concertos, recitais, masterclasses, exposições, yoga com música ao vivo e até um concurso nacional de violino, a edição deste ano marca um novo patamar na afirmação no panorama musical nacional e internacional.

 

A edição de 2025 conta com a presença de artistas como os violinistas Nancy Zhou, Eliot Lawson, o violoncelista David Cohen, os pianistas Pedro Emanuel Pereira e Vera Fonte, e ainda o maestro Jean-Marc Burfin, que dirige a Orquestra Sinfonietta de Braga num dos pontos altos do festival.

 

Para Maria Afonso, da Sinfonietta de Braga, o Festival Arcada "tem tido uma evolução significativa ao longo dos anos, desde a grande adesão dos participantes das masterclasses e formações, bem como os recitais e concertos com cada vez mais público".

 

A par dos concertos e recitais, há uma forte aposta na formação, com masterclasses com Mimi Zweig, Géza Szilvay, Nancy Zhou e David Cohen. "É uma oportunidade única para os estudantes terem a oportunidade de aprimorarem as suas competências com masterclasses conduzidas por músicos de renome e aos professores terem a possibilidade de contactarem com pedagogos de grande relevo no panorama educacional", afirma Maria Afonso.

 

O Festival Arcada procura também abrir portas a novos públicos, propondo atividades inovadoras como o “StringFlo – Yoga com Quinteto de Cordas”, agendado para 12 de julho nos jardins do Museu Nogueira da Silva, com o propósito de levar a música clássica a todos, mesmo a quem não tem formação musical.

 

Outra novidade é a exposição de instrumentos e arcos antigos da coleção Adamov, uma oportunidade única para amantes da luteria e músicos curiosos explorarem peças de grande valor histórico.

 

Pela primeira vez, o Festival inclui o I Concurso Nacional de Violino, que decorrerá entre 4 e 6 de julho. Dividido em cinco categorias para jovens até aos 17 anos, o concurso pretende incentivar o talento emergente e reforçar a ligação do festival à nova geração de músicos.

 

O Festival Arcada acontece em vários espaços emblemáticos da cidade, como o Auditório São Frutuoso, o Museu Nogueira da Silva, o Salão Medieval da Reitoria da Universidade do Minho e o Conservatório Bomfim. Esta descentralização é parte essencial do projeto: "Um dos objetivos principais é explorar sinergias entre vários locais e agentes culturais de forma a posicionar Braga como um ponto de convergência artística a nível internacional".

 

 

Bilhetes disponíveis em:


https://www.eventbrite.com/cc/festival-arcada-2025-4308543

 

 

Mais informações:

https://sinfoniettadebraga.pt/

 

 

Eventos Sugeridos