Inês Sousa vence concurso em Espanha

"este é o tipo de prémios que ajuda ao desenvolvimento dos músicos"

 — 

Da Capo

Inês Sousa ganhou o prémio de melhor interpretação de uma peça andaluza e o 1º prémio na XXI edição do Concurso Internacional de Guitarra Comarca El Condado, que decorreu nos dias 31 de Julho e 1 de Agosto em Santisteban del Puerto, em Jaén (Espanha). 

 

A jovem guitarrista quis participar neste concurso para "ter a oportunidade de tocar em público", depois do longo período longe dos palcos devido à pandemia da Covid-19.  "Este prémio vai permitir-me ao longo do próximo ano dar uma masterclass e apresentar-me em oito concertos, sete dos quais são remunerados, em Espanha, Alemanha e Tailândia. Acredito que este é o tipo de prémios que ajuda ao desenvolvimento dos músicos e permite experimentar um pouco desta carreira pela qual muitos ansiamos", sublinha. 


 

Inês Martins de Sousa é natural de Lisboa. Aos oito anos iniciou os estudos musicais na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, na classe de guitarra do guitarrista e compositor Carlos Gutkin.

Em 2014 ingressou na licenciatura em música, na Universidade de Évora onde estudou com o guitarrista Dejan Ivanovic.

Em Dezembro de 2020 concluiu o mestrado em ensino na Escola Superior de Música de Lisboa.

Entre 2017 e 2020 continuou o estudo do instrumento em formato de aulas particulares com o guitarrista Júlio Guerreiro.

Lecionou a disciplina de guitarra na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo entre 2016 e 2020.

Frequentou masterclasses com guitarristas conceituados como Alvaro Pierri, Anniello Desiderio, Carlo Marchione, David Russell, Denis Azabagic, Giampaolo Bandini, Joaquin Clerch, Leo Brouwer, Margarita Escarpa, Michalis Kontaxakis, Pedro Mateo e Zoran Dukic.

Da sua participação em concursos destacam-se os seguintes prémios:

1º prémio no Concurso Jovenes Interpretes Musica Callada (Ávila, Espanha 2018);

3º prémio no Concurso Alhambra Jovenes (Valência, Espanha 2018);

2º prémio ex-aequo no Concurso de Guitarra Ciutat d´Elx (Elche, Espanha 2019);

1º prémio e prémio de melhor interpretação de uma obra andaluza no Concurso Internacional de Guitarra Comarca El Condado (Jaén, Espanha 2021).

Atualmente frequenta o mestrado em performance na Universität Mozarteum em Salzburgo, sob a orientação da guitarrista Laura Young.

Artigos sugeridos