PEDRO COSTA E ANDRÉ BALEIRO GALARDOADOS EM VIENA

Pedro Costa ganhou o 1.º Prémio em Piano e André Baleiro o 2.º Prémio em Canto

 — 

Da Capo

Pedro Costa e André Baleiro foram distinguidos, no passado sábado (dia 11 de setembro) no concurso internacional Helmut Deutsch Lied Competition, em Viena, na Áustria.

 

O duo apresentou repertório centrado nos compositores austríacos F. Schubert, H. Wolf, G. Mahler e A. Zemlinsky. “Lied" ou “Canção Erudita” - género musical dedicado à voz e piano, com particular relevância a partir do Romantismo alemão do séc. XIX. Pedro Costa ganhou o 1.º Prémio em Piano e André Baleiro o 2.º Prémio em Canto.

 

André Baleiro é um dos mais destacados jovens cantores portugueses. Após frequentar a Escola Superior de Música de Lisboa, deslocou-se para Berlim para estudar Canto na Universidade das Artes, com Siegfried Lorenz, Axel Bauni e Eric Schneider. Em 2016 ganhou o Concurso Internacional Robert Schumann, em Zwickau, na Alemanha – um dos mais prestigiados concursos na área do Lied –, bem como o Concurso de Canto Lírico da Fundação Rotária Portuguesa, em Lisboa. Atua regularmente em Portugal e pela Europa, quer em recitais quer nas grandes casas de ópera.

Pedro Costa, residente em Viena, apresentou-se a solo com as orquestras Metropolitana, Sinfónica Portuguesa, Cascais e Oeiras, entre outras, e alcançou diversos prémios nos concursos “Interpretação do Estoril”, “Prémio Jovens Músicos”, “Louis Spohr Lied Competition” e o prémio Helena Sá e Costa. Conclui os estudos superiores no Conservatório Real de Bruxelas com Piet Kuijken e especializou-se em interpretação de Lied com Julius Drake e Joseph Breinl na Universidade de Artes de Graz, Áustria. Atualmente, é Senior Lecturer na mesma universidade.

Artigos sugeridos