Contrabaixista ganhou 3.º Prémio no concurso ARD

José Trigo laureado na Alemanha

 — 

Sandra Bastos

  • José Trigo
  • José Trigo

José Trigo ganhou o 3.º Prémio no concurso ARD International Music Conpetition (Internationaler Musikwettbewerb der ARD), em Munique, na Alemanha, no passado dia 8 de setembro.

 

"Este prémio tem um significado especial para mim, pois este concurso é, sem dúvida, o maior para o nosso instrumento! Foi desde muito cedo um objetivo que tinha em mente!", confessa o jovem contrabaixista. Além do prémio, realizou o sonho de, na final, apresentar-se a solo com a Orquestra Sinfónica da Rádio da Baviera.

 

 

 

Nascido no ano de 1997 em Mirandela, José Trigo iniciou os seus estudos musicais aos 11 anos na Escola Profissional Artística do Vale do Ave (Artave) na classe de contrabaixo do professor Alexandre Samardjiev.

 

Participou em masterclasses com Janne Saksala, Ödon Racz, Stanislav Anischenko e Gūnars Upatnieks. Como músico de orquestra foi convidado a colaborar em projetos com a Orquestra Gulbenkian, Georgisches Kammerorchester Ingolstadt, Württembergisches Kammerorchester Heilbronn, Orquestra de Jovens da União Europeia e Gustav Mahler Jugendorchester e na temporada 2018/2019 foi academista da Orquestra da Rádio de Colónia (WDR Sinfonieorchester) e da Orquestra de Câmara da Europa.

 

É também detentor de vários prémios, entre os quais se destacam o primeiro prémio no concurso “Galicia Graves”, o primeiro prémio no concurso internacional S. Koussevitzky em 2016, o segundo prémio (1° não atribuído) no Concurso internacional G. Bottesini em 2019, o segundo prémio e o prémio do público no concurso internacional J. M. Sperger em 2022 e o primeiro prémio no concurso internacional de Markneukirchen em 2023.

 

Em 2019, terminou a Licenciatura na Staatliche Hochschule für Musik und Darstellende Kunst Mannheim na classe do professor Petru Iuga e, em 2022, o Mestrado na classe do professor Dorin Marc, em Nuremberga.

 

É, desde 2019, membro da Symphonieorchester des Bayerischen Rundfunks (Solista B) e, desde 2021, professor assistente na Universidade de Mannheim.

Artigos sugeridos