Rebeca Oliveira apresenta CD de Guitarra

Sonatas de Carlos Seixas

 — 

Da Capo

  • Rebeca Oliveira
  • Rebeca Oliveira

Ainda estudava em Espanha, quando Rebeca Oliveira criou o projeto "Carlos Seixas para guitarra clássica", dando início a um árduo trabalho de transcrilão, estudo e publicação de um conjunto de Sonatas deste compositor. "O interesse surgiu principalmente devido ao gosto que tenho pela transcrição e pela qualidade indubitável da música de Carlos Seixas. O facto de Seixas ser um dos melhores compositores portugueses foi também um ponto a favor, já que sempre senti vontade e necessidade de tocar música do meu país", sublinha.

 

O sucesso da publicação das transcrições levou Rebeca a torná-las acessíveis ao grande público, através da gravação de um disco, onde procurou representar o apogeu do barroco português com 12 sonatas de Carlos Seixas.

 

O CD foi gravado há mais de um ano em Castellón, Espanha, com o engenheiro de som Javier Salvador, uma "importante referência" nas gravações de guitarra clássica, e teve o apoio do Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa (MPMP).

 

Rebeca Oliveira é uma guitarrista clássica aclamada já várias vezes pela crítica internacional especializada.

 

Obteve inúmeros prémios em concursos nacionais e internacionais, bem como bolsas de estudo e de criação artística. Destacam-se a bolsa do programa Eurostrings para o Tallin Guitar Festival, STIBET I des DAAD, da Hochschule für Musik Franz Liszt, Charlotte-Krupp - Neue Liszt-Stiftunge e Kulturstiftung der Freistaat Thüringen. Apresenta-se regularmente a solo assim como com diversas agrupações de câmara por vários países da Europa.

Iniciou os seus estudos musicais aos 15 anos, no “Conservatório Escola Profissional das Artes da Madeira – Eng.º Luíz Peter Clode”, com o professor Pedro Zamora.

 

Em Julho de 2017 concluiu os estudos em guitarra clássica com o prémio especial de fim de licenciatura no “Conservatório Superior de Música de Vigo” (Espanha), na classe da professora Margarita Escarpa. No mesmo ano ingressa no mestrado em performance com especialização em música de câmara na “Hochschule für Musik Franz Liszt Weimar” (Alemanha), com o reconhecido professor Thomas Müller-Pering, finalizando com a mais alta distinção.

Atualmente desenvolve a sua atividade docente na Musikschule “Heinrich Schütz” em Gera, Alemanha, assim como diversos projetos de música de câmara.

 

https://www.rebecaoliveira.com/

 

Artigos sugeridos