“Homenagem a José Duarte Costa” ganhou o 1.º Prémio da 3rd Lugano International Music Competition

Disco de Aires Pinheiro vence concurso na Suíça

 — 

Da Capo

  • Aires Pinheiro

O álbum “Homenagem a José Duarte Costa” do guitarrista Aires Pinheiro o ganhou o 1.º Prémio da 3rd Lugano International Music Competition, na Suíça.

 

Editado pela Quarta Vaga Produções, o disco foi lançado em maio deste ano, no Teatro Municipal de Vila do Conde. Ainda este ano, em julho, o mesmo disco foi diistinguido com um Global Music Award nos EUA, na categoria classical music.

 

“Homenagem a José Duarte Costa” integra as diferentes abordagens técnicas, na guitarra clássica, ao longo da vida do guitarrista e compositor – José Duarte Costa (1921-2004), um dos principais impulsionadores do ensino da guitarra em Portugal. Enquanto compositor, produziu mais de duas centenas de obras para o seu instrumento, incluindo o famoso “Método de Guitarra” em cinco volumes e música para filmes.

 

O disco pode ser ouvido através das principais plataformas digitais de streaming e está também disponível para compra na loja online da editora.

 

Natural de Vila do Conde, Aires Pinheiro iniciou o seu contacto com a música na Escola de Música Vasco da Gama de Fornelo, tendo terminado o Curso Complementar de Guitarra, com vinte valores, na Academia de Música de S. Pio X, atual Conservatório de Música, Teatro e Dança de Vila do Conde, onde atualmente leciona e exerce o cargo de diretor pedagógico.

 

É licenciado em Guitarra pela ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto e mestre em Ensino de Música, pela Universidade de Aveiro.

 

No âmbito da sua investigação de Doutoramento em Música, tem desenvolvido uma intensa carreira artística, com enfoque na divulgação da obra para guitarra do guitarrista e compositor português – José Duarte Costa.

 

 

Especial | Um século de Duarte Costa

https://www.rtp.pt/antena2/destaques/especial-um-seculo-de-duarte-costa-3-setembro-19h00_4781

 

 

Artigos sugeridos