Festival Internacional de Piano de Oeiras (FIPO)

29 de junho a 27 de julho, no do Auditório Ruy de Carvalho, em Carnaxide.

Entrada Livre

  • Festival Internacional de Piano de Oeiras (FIPO)
  • Festival Internacional de Piano de Oeiras (FIPO)
  • Data e Local

    29 de junho a 27 de julho, no do Auditório Ruy de Carvalho, em Carnaxide.

  • Organização

    Academia de Música Flor da Murta

  • MAIS INFORMAÇÕES

    https://www.fipoeiras.com/

PROGRAMAÇÃO

  • 29 de Junho - Domingo, 18h, no Auditório Ruy de Carvalho, em Carnaxide. —  Teresa da Palma Pereira
  • 6 de Julho - Domingo, 18h, no Auditório Ruy de Carvalho, em Carnaxide. —  Tiffany Poon
  • 13 de Julho - Domingo, 18h, no Auditório Ruy de Carvalho, em Carnaxide. —  Bertrand Chamayou
  • 20 de Julho - Domingo, 18h, no Auditório Ruy de Carvalho, em Carnaxide. —  Angela Hewitt
  • 27 de Julho - Domingo, 18h, no Auditório Ruy de Carvalho, em Carnaxide. —  Yoav Levanon

De 29 de junho a 27 de julho, Oeiras volta a afirmar-se como palco privilegiado da música clássica internacional com a oitava edição do Festival Internacional de Piano de Oeiras (FIPO). Dedicado à celebração dos 150 anos de Maurice Ravel, a Bach e à resistência cultural simbolizada pelos compositores Liszt e Falla. 

 

Este ano, o FIPO destaca-se pelas estreias em Oeiras de três nomes de renome internacional: Angela Hewitt, reconhecida como a maior especialista de Johann Sebastian Bach; Bertrand Chamayou, figura central do Festival Ravel em França; e Tiffany Poon, pianista natural de Hong Kong e fenómeno digital, com mais de 325 mil seguidores no YouTube. A eles junta-se Yoav Levanon, prodígio de 21 anos e presença já habitual neste festival, que regressa para encerrar a edição de 2025.

 

A abertura do festival, a 29 de junho, ficará a cargo de Teresa da Palma Pereira, diretora artística do FIPO, que propõe uma viagem propõe uma viagem do barroco francês à modernidade, passando pelos românticos, Chopin e Liszt. O recital será também dedicado aos compositores nacionalistas espanhóis, Turina e Falla e aos russos Rachmaninov e Katchaturian. Este recital inaugural homenageará o histórico Festival de Música do Estoril, pioneiro na cultura portuguesa na pessoa do seu fundador e diretor artístico, Piñero Nagy.

 

Três dos cinco concertos terão obras de Ravel, cuja vida e legado são celebrados no ano em que se assinalam os 150 anos do seu nascimento. Bertrand Chamayou interpretará, no dia 13 de julho, os três andamentos de Gaspard de la Nuit, peça-chave do impressionismo musical, além de obras de Liszt, Schumann, Glinka e Balakirev. Na semana anterior, a 6 de julho, Tiffany Poon apresentará Schumann, Debussy e as Valses nobles et sentimentales de Ravel.

 

Angela Hewitt, que celebra 50 anos de carreira com uma digressão mundial, escolherá o FIPO como um dos palcos para um recital completo das Variações Goldberg de Bach, no dia 20 de julho, no Auditório Ruy de Carvalho. Já o encerramento, a 27 de julho, será protagonizado por Yoav Levanon, que homenageará Ravel com o “Minueto sobre o nome de Haydn” e interpretará obras de Chopin, Rachmaninov, Couperin e Balakirev.

 

Com entrada livre mediante inscrição prévia, os concertos decorrem sempre aos domingos, às 18h, no Auditório Ruy de Carvalho, em Carnaxide. Além dos concertos, o festival inclui masterclasses com Bertrand Chamayou e Teresa da Palma Pereira, já esgotadas, com alunos de países como Suécia, Japão, Espanha, Alemanha e Portugal. Há também cursos de iniciação acessíveis a todas as idades.

 

O Festival Internacional de Piano de Oeiras conta com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, da Fundação La Caixa/BPI, das Residências Sénior do Areeiro, do Grupo Vila Galé, da Fundação Nadir Afonso, da Antena 2, RTP2, Universidade Nova de Lisboa e da European Festivals Association, da qual é membro.

 

 

Programação e Mais Informações:

https://www.fipoeiras.com

Eventos Sugeridos