Ganhou lugar de Contrabaixo Tutti

Luzia Vieira na Orquestra de Bruxelas

 — 

Da Capo

  • Luzia Vieira

Luzia Vieira é a nova contrabaixista da Orquestra de Bruxelas (Brussels Philharmonic), na Bélgica. Iniciou funções no início deste mês, no dia 4 de abril, depois de ter ganho o lugar no dia 31 de janeiro de 2022.

 

Contrabaixista, baixista e cantora, Luzia Vieira tem uma carreira multifacetada, desdobrando-se em diversos estilos de música.

É, atualmente, contrabaixista Tutti na Brussels Philharmonic. Anteriormente foi chefe de naipe adjunto na Orquestra Clássica do Sul.

 

Como contrabaixista freelancer, teve oportunidade de trabalhar com Orquestras tais como NDR Elbphilharmonie Orchester Hamburg, Royal Scottish National Orchestra, European Philharmonic of Switzerland, Hamburger Symphoniker, Dresden Philharmonie, Brussels Philharmonic, Philharmonie Südwestfalen, Remix Ensemble Casa da Música, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica do Porto - Casa da Música, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Filarmónica Portuguesa, Orquestra Sinfonietta de Lisboa e Orquestra de Câmara Portuguesa.

 

Foi Academista da NDR Elbphilharmonie Orchester de 2015 a 2017, e integrou a Orquestra de Jovens do Mediterrâneo, a Orquestra de Jovens da União Europeia e a Gustav Mahler Jugendorchester, na qual foi chefe de naipe em 2018. É recipiente do 1º Prémio da Classical Orchestral Competition e do European Orchestra Experience Award (BASS2016 em Praga).

 

No campo da docência, foi professora de contrabaixo no Orfeão de Leiria, no Conservatório Regional Silva Marques, em Alhandra e no Gymnasium Lerchenfeld, em Hamburgo.

 

Natural de Veiros (Estarreja), Luzia iniciou os seus estudos musicais com os professores Arménio Pinto (solfejo e iniciação musical) e Silvia Diaz (baixo elétrico), no Centro Cultural e Desportivo de Veiros, prosseguindo no Conservatório Calouste Gulbenkian de Aveiro na classe de contrabaixo do professor Sérgio Barbosa.

 

Concluiu, em 2012, a Licenciatura em Música e, em 2014, o Mestrado em Ensino de Música (contrabaixo) com o professor Manuel Rêgo, na Escola Superior de Música de Lisboa.

 

Em 2014 mudou-se para Hamburgo, obtendo, em 2018, o Mestrado em Música na Hochschule für Musik und Theater Hamburg com o professor Michael Rieber, enquanto bolseira da Fundação Gulbenkian.

Artigos sugeridos