Rui Almeida premiado no EUA

Ganhou o 1.º Prémio na 46th International Trumpet Guild

 — 

Da Capo

  • Rui Almeida

Rui Almeida ganhou o 1.º Prémio n46th International Trumpet Guild Conference, categoria Solo Competition. O concurso, chamado “The Ryan Anthony Memorial Competition” em memória e honra do trompetista Ryan Anthony, decorreu no passado mês de junho, nos Estados Unidos da América.

 

Para o jovem trompetista, ganhar este prémio é "uma grande conquista", não só por ser "um dos concursos mais prestigiados a nível mundial", mas sobretudo pelas "adversidades e surpresas que surgiram ao longo da caminhada". Citando uma frase do seu professor, Kevin Wauldron, “When you hear the sound of the Trumpet, it should make you smile!", Rui Almeida confessa que se sente "mais completo e motivado para continuar esta jornada": "Este prémio fez-me sentir uma felicidade enorme dentro de mim".

 

Rui Miguel Gomes Almeida, natural de Canelas-Estarreja, nasceu a 28 de outubro de 1999. Iniciou os seus estudos na Escola de Música da Banda Bingre Canelense em 2006, tendo as primeiras aulas de trompete, em 2007, com o Professor Paulo Almeida. Aos 7 anos de idade ingressou no Conservatório de Música de Aveiro, na classe do professor Paulo Margaça.

 

Participou em vários masterclasses com trompetistas nacionais e internacionais, tais como: Pacho Flores, Pierre Dutot, Reinhold Friedrich, Bruno Nouvion, Jeroen Berwaerts, Jorge Almeida, João Bentes, Pedro Tavares, Benjamin Moreno, Luís Granjo, Fábio Brum, Andrei Kavalinski, David Hickman, Allen Vizzutti, Rubén Simeó, entre outros. Já trabalhou com os maestros Alberto Roque, Paulo Martins,Ernst Schelle,Pedro Andrade, Pedro Neves, Pedro Carneiro, Baldur Bronnimann, entre outros.

 

Em 2010, venceu a categoria infantil no Concurso Terras de La Sallete obtendo o 1.º lugar, onde foi premiado três anos consecutivos no mesmo. Em 2017, obteve o 1.º lugar no concurso interno do Conservatório, no qual tocou a solo com a Orquestra Filarmonia das Beiras. Em 2016, 2017 e 2018 ingressou na Oj.com sob a direção de Pedro Andrade, Pedro Neves e Pedro Martinho.

 

Em 2017, concluiu os estudos no conservatório de música de Aveiro Calouste Gulbenkian com a nota máxima de 20 valores. Em 2018, ingressou na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), com a classificação máxima.

 

Em 2021, obteve o primeiro lugar no concurso de trompete da Póvoa do Varzim. Ainda em 2021, tocou a solo com a Orquestra do Norte. Em 2022, obteve o 1.º lugar no 46th International Trumpet Guild Conference na categoria Solo Competition “The Ryan Anthony Memorial Competition”.

 

Atualmente, prossegue os seus estudos na ESMAE, na classe do professor Kevin Wauldron.

Artigos sugeridos